quinta-feira, 6 de abril de 2023

Terra Mystica Age of Innovation é melhor que o original?

Age of Innovation (Helge Ostertag, 2023)

Age of Innovation é o 3º jogo da “saga” Terra Mystica. Agora estamos em um cenário Steam Phunk. O tema continua não sendo o forte do jogo. É bem similar ao Terra Mystica original, diria que uns 80-85% do jogo original permanece. Há, contudo, duas grandes mudanças: facções modulares e as inovações.


Existem duas formas de se construir as facções, mas nos dois casos você terá a combinação de três elementos:

- O tabuleiro de cor que, além do seu terreno “natal”, também trás uma pequena assimetria.


- A facção em si, que confere um poder assimétrico considerável, além do avanço inicial em alguns cultos. Existem 12 facções diferentes.

- O Stronghold (que agora se chama Palace) que lhe dará poderes e rendas quando for construído. Existem 17 tipos, alguns deles bem similares com efeitos já presentes no Terra Mystica original.

Temos assim 7 x 12 x 17 = 1.428 combinações possíveis. Claro que muitas delas bem similares e existem alguns combos que devem se repetir, mas é evidente que temos muitas opções. Eu gostei bastante desta forma de montar a facção. Tem que pensar na estratégia e é bem divertido.

As inovações modificam alguns elementos no jogo. Na preparação você misturará as 12 peças de Competência (antigos favores no TM ou tecnologias no Gaia) e as colocará em um  tabuleiro específico. Nele estão indicadas as quantidades de avanço no “culto” (que agora se chama Disciplica) e a quantidade de livros que você ganhará ao pegar cada Competência. Existem 4 tipos de livros, cada um relacionado a um “culto”. Eles servem para fazer umas ações especiais e, principalmente, para construir as Inovações. Existem 18 Inovações, a quantidade que entra no jogo varia de acordo com o número de jogadores. Elas funcionam como uma espécie de maravilha, só um jogador poderá tê-la. Existem muitos efeitos variados que incluem renda, poderes, pontos imediatos, pontos no final de rodada e construção de prédios. Elas podem ter um impacto bem grande na partida. Eu gostei bastante das Inovações.


Existem outras mudanças que chamam menos a atenção: os favores (Competência) mudaram e a trilha de culto (Disciplina) mudou um pouco, podendo inclusive lhe dar alguma renda.

Eu gostei bastante de Age of Innovation. Tive a oportunidade de participar dos testes, joguei muuuuitas partidas no Board Game Arena e quero jogar mais. Acredito que quem goste da franquia irá gostar deste, principalmente se estiver buscando um pouco mais de peso. Contudo, confesso que fiquei um pouco decepcionado com o fato do jogo ficar demasiadamente próximo de algo que já existe há 11 anos. Age of Innovation é muito mais próximo do Terra Mystica do que o Gaia Project por exemplo. Isso me passou uma sensação de oportunidade perdida, de falta de ousadia.

Com isso tudo, devo esquecer o Terra Mystica original? Eu diria que não por alguns motivos: eu acho que TM original possui facções com assimetrias muito drásticas que proporcionam formas realmente novas de se jogar; soma-se ao fato que esse ano saem 20 raças novas, totalizando um total de 40; sei que sou suspeito, mas não poderia deixar de ressaltar a qualidade das expansões do TM original, elas aprofundam bastante o jogo.

Age of Innovation já foi anunciado pela Grok, virá com o nome Terra Mystica Era da Inovação. Prepara a carteira. :o)

 

_________________________________

 


Começaram a sair as artes de Pantanal. Curtiu? Entra na página e coloca “Quero”.

https://ludopedia.com.br/jogo/pantanal