quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Barcelona: ótima cidade, jogo idem

 

Barcelona (Dani Garcia, 2023)


Estamos na Barcelona do século XIX. Somos construtores e estamos ajudando Ildefons Cerdà, um dos fundadores do urbanismo, a construir ruas e prédios. Eu gostei muito deste tema. Gosto muito da cidade e sou urbanista. Conquistou o meu coração. Achei que o tema está bem presente em todos os elementos do jogo, mas em alguns momentos me pareceu quase um jogo abstrato. 




Trata-se de um euro entre o médio e o médio pesado, baseado na alocação de trabalhadores. No início do seu turno você alocará as duas fichas de trabalhador em um mesmo cruzamento, que deve estar vazio. Então você executará as ações que estão relacionadas às ruas do cruzamento. Na maioria das vezes são duas ações, mas há espaços que exigem pagamento e proporcionam uma terceira ação. Os efeitos são bem variados mas envolvem principalmente ganho de recursos e geração de pontos de vitória (imediatos ou de final de partida). Depois da ação, passa-se pela construção de prédios. Dependendo da quantidade e tipo de trabalhadores envolta dos quarteirões, prédios serão construídos ou melhorados, o que também gerará pontos. Trabalhadores que participam da construção do prédio são retirados da cidade e colocados em uma trilha. Essas trilhas marcam o avanço do jogo que possui 3 eras, cada uma com uma pontuação específica no final dela. Na última etapa do turno, compra-se dois trabalhadores para a próxima jogada. 


Eu gostei bastante deste jogo. Teve um ponto que eu não gostei: não há propriamente uma construção de máquina, apenas a maximização dos objetivos de final de jogo que você pegou ao longo da partida e a busca de algumas especializações. A interação é bem interessante e os elementos aleatórios tem pouco impacto. A partida é relativamente rápida para um jogo deste peso, o que para mim não é necessariamente uma vantagem, mas entendo que neste caso a duração é adequada frente às possibilidades apresentadas. A Mosaico trouxe para o Brasil, recomendo que conheçam. 


O autor, Dani Garcia, entrou definitivamente no meu radar. Ele tem mais um jogo publicado, que eu também gostei (Arborea, que já tem artigo), mas tem alguns já planejados para lançamento nos próximos anos. Vou querer conhecê-los. 



_______________________


O Dino Escape está com nova edição e o preço abaixou.
Dê uma olhada em:
https://tgmeditora.com.br/produto/dino-escape/


quinta-feira, 10 de agosto de 2023

O que tiraram de Terra Mystica para fazer o Terra Nova?

 


Terra Nova (Andreas Faul, 2022)

Terra Nova é uma versão “junior” no Terra Mystica. O autor e a editora são diferentes mas é uma reimplementação simplificada. O tema continua o mesmo, raças de fantasia colonizando um continente. Várias mecânicas foram modificadas, seguem as mais significativas. 




- Tiraram os cultos e tudo que é relacionado a eles. Não tem o tabuleiro de trilha de cultos, os prédios religiosos não podem ser construídos e não há favores divinos ou sacerdotes. 

- Só há um recurso: dinheiro. 

- A comemoração foi simplificada. Ao construir ou melhorar uma construção todos os jogadores que tiverem construções adjacentes ganham uma carga por construção, independente qual construção seja. Não há perda de pontos de vitória. 




- O mapa só tem 5 cores de terreno e o jogo acaba na 5a rodada. 

- Não se pode melhorar a “taxa básica” de terraformação, custa sempre 6 moedas por pá. 

- Só existem 3 tipos de construção. Pode-se, contudo, construir 2 fortalezas, cada uma com um efeito específico. 




- Não há competição por recompensas de cidades. Cada pessoa começa com as mesmas 4 fichas que podem ser usadas só por elas. 

Terra Nova sem dúvida não é para mim. Achei muito simplório. O fato de ter só um recurso diminui em muito a necessidade de planejamento. Acredito que não irá agradar aos fãs de Terra Mystica. Porém, há sem dúvida público para ele. Quem estiver procurando uma experiência mais tranquilo, leve e nada punitiva pode gostar muito dele. 


_______________________




O Dino Escape está com nova edição e o preço abaixou.
Dê uma olhada em:
https://tgmeditora.com.br/produto/dino-escape/


sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Expeditions agradará quem gosta de Scythe?

 


Expeditions (Jamey Stegmaier, 2023)


Estamos continuando a história inciada em Scythe, do mesmo autor. Agora um estranho meteoro caiu na Sibéria e nós iremos controlar expedicionários que partirão em seus mechs nesta empreitada. Eu gosto bastante do cenário steampunk desta saga, em especial as artes.  



Trata-se de um euro médio, baseado na seleção de ações e na construção de motor. Existem 3 ações possíveis: mover, jogar e recolher. No 1º turno você poderá realizar as três. Nos demais você normalmente escolherá uma ação para não fazer e realizar as demais. A ação não feita tem que ser diferente da escolhida no turno anterior. Alternativamente, você poderá passar. Com essa opção você recolherá as cartas e os trabalhadores já utilizados e poderá fazer as três ações no turno seguinte. Achei essa mecânica bem simples e interessante, ela provoca decisões interessantes. Os efeitos das ações são:



- Mover: você terá um mech que andará em um mapa hexagonal.

- Jogar: você jogará uma das cartas da sua mão. Isso lhe dará alguns recursos e a possibilidade de utilizar um trabalhador para efeitos variados. 

- Recolher: Você ativará o hexágono no qual o seu mech está. Isso poderá lhe dar recursos, cartas e trabalhadores além de ativar efeitos específicos. 



Existem 7 objetivos envolvendo normalmente a feitura de uma “tarefa” várias vezes. Quando alguém completar 4 desses objetivos aciona-se o fim do jogo. 


Eu achei Expeditions interessante. O ponto que eu mais não gostei foi a pouca interação entre os jogadores (problema que eu também identifico no Scythe). Também fiquei incomodado com a alta aleatoriedade na disponibilidade de cartas. Apesar de ser um pouco mais leve que o Scythe, acredito que Expeditions deve agradar os apreciadores da franquia. 


_______________________



O Dino Escape está com nova edição e o preço abaixou.

Dê uma olhada em:

https://tgmeditora.com.br/produto/dino-escape/