The Witcher: Old World (Łukasz Woźniak, 2023)
Estamos (evidentemente) no mundo
de Witcher, mas muitos anos antes a história de Geralt de Rivia. Somos bruxos
caçadores de monstros. Precisaremos viajar pelo continente para aprimorar as
nossas habilidades, matar monstros e, eventualmente, duelar com os nossos
adversários. Achei o tema bem implementado, acredito que agradará os fãs da
franquia.
Trata-se de um jogo temático com
foco na construção de baralho. Vence quem chegar primeiro aos 4 pontos. Estes
podem ser conseguidos ao ser o 1º a alcançar o nível máximo de cada um dos
quatro atributos, matando monstros e duelando contra outros jogadores (apenas 1
ponto por jogador vencido). Seu turno consistirá de 3 etapas. Na 1ª deve-se
utilizar as cartas para a movimentação no tabuleiro. Cada cidade que se passa
aciona um efeito que pode ser melhorar atributos, ganhar dinheiro entre outros.
Ao terminar a movimentação deve-se escolher uma ação principal entre 3
alternativas: lutar, abrir uma carta de evento ou meditar. A meditação lhe dará
um ponto, mas só pode ocorrer quando você chega 1º no todo de um atributo. A
carta lhe descreverá um evento e lhe dará duas opções. O resultado não é
conhecido, mas pelo que eu vi é sempre neutro ou positivo. O combate é a parte
mais elaborado do jogo. Você utilizará as cartas do seu baralho contra um
monstro ou outro jogador sendo que as cartas que você não utilizou na
movimentação serão a sua mão inicial. Na última etapa do turno você comprará 3
cartas do baralho e precisará pegar uma disponível na mesa. Algumas dessas demandarão
um pagamento que deve ser feito com o descarte de cartas, o que diminuirá as
suas possibilidades na próxima rodada.
Jogos temáticos não o meu estilo
favorito, mas costumo me divertir com eles, principalmente se for a primeira
partida. Com Witcher não foi diferente. Gosto do cenário e consegui emergir na
experiência. Não gostei de um dos efeitos de cidade que é uma aposta de poker
de dados. Trata-se apenas de jogar dados e a diferença entre vencer e perder é
bem grande. Entendo que jogos deste tipo tema na aleatoriedade um elemento
desejado, mas considero que aqui foi exagerado. Outro ponto negativo foi o fato
de que dos meus 4 pontos 2 vieram de ter alcançado o topo de atributos. Achei
isso um tanto anticlimático. Acredito que o foco deveria se dar nos combates.
De uma forma geral acredito que o jogo irá agradar. Tem um monte de miniatura
bonita e uma mecânica que entretêm.
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