domingo, 10 de março de 2024

GWT Nova Zelândia e o canibalismo




Estamos com o 3o jogo da série GWT. Agora estamos criando ovelhas na Nova Zelândia. Diria que 80-85% do jogo permanece o mesmo. A mecânica principal continua sendo a seleção de ações no rondel interativo. As dinâmicas de compra e entrega de gado/ovelha permanecem quase inalteradas, assim como a construção de prédios que proporcionam melhores ações para você. Há, contudo, algumas novidades:





- Agora podemos tosquiar as ovelhas. É uma ação disponível em um dos prédios iniciais que é relacionada ao novo tipo de trabalhador. Para cada tosquiador que você tiver, você poderá descer uma ovelha diferente (ou comprar e descartar uma carta). Funciona como uma entrega de final de trilha, mas tem destinos próprios. É interessante que há ovelhas melhores para o abate e outras para a retirada de lã; 


- A dinâmica do maquinista foi substituída pelo navegador. O caminho agora não é linear e, além de proporcionar a ocupação de estações tal como ocorria no jogo original, agora ele também também pode disponibilizar novos locais de entrega de abate ou lã. Além disso, quando você para nos portos você deixa um armazém para marcar a sua chegada. A retirada de armazéns no seu tabuleiro pessoal gera bônus distintos. 


- Agora temos cartas de construção de baralho. Elas lhe dão um pequeno bônus, mas fazem com que você compre uma carta. Assim, elas nunca te atrapalham e dinamizam o seu jogo. Você pode conseguí-las de diversas formas como navegando ou retirando obstáculos. 





- Tem uma interessante trilha do desbravador. Você pode avançar nela por efeito de algumas ações ou com uma carta de construção de baralho específica. Ela lhe dará recursos, facilidades para o deslocamento e libera locais interessantes para a construção de prédios. 


Eu gostei bastante de GWT Nova Zelândia. Eu já tinha gostado do Argentina mais do que o original sem a expansão, mas o Nova Zelândia me agradou mais que todos os outros. Todas as mudanças melhoraram o jogo. Considero que ele ficou com mais possibilidades estratégicas. O entrelaçamento entre os efeitos que cada profissão dão uma complexidade na medida certa. Super recomendo que conheçam. 


O ponto que não me agradou foi a proximidade de três GWTs. Não vejo sentido em ter mais do que um, para além do colecionismo. Eu acharia mais interessante se esses jogos fossem mais distintos, com ainda mais inovações. 


_______________________





Link - Arquitetura no Brasil está com versão para imprimir e jogar disponível na Ludopédia. 


https://ludopedia.com.br/jogo/link-arquitetura-no-brasil


Considere apoiar esse projeto votando nele no Prêmio Ludopédia, categorias Jogo Família Global e Jogo Família.



Nenhum comentário:

Postar um comentário