quinta-feira, 25 de abril de 2024

Gaia Project: The Lost Fleet, o que vem nessa expansão? (Além da expectativa)

 


Gaia Project: The Lost Fleet (Jens Drögemüller e Helge Ostertag, 2024)


Foi anunciada a primeira expansão de Gaia Project, que é o jogo favorito de muita gente que gosta de um eurão. As regras foram disponibilizadas, mas ver o que vem.


As mudanças começam na preparação. Agora temos algumas peças de mapa com apenas um hexágono e outras com três. Elas modificam a construção do tabuleiro de acordo com o número de jogadores. Essas peças trazem três novos elementos ao jogo: asteroides, protoplanetas e as naves perdidas. 



Os asteroides e protoplanetas são apenas dois novos tipos de planetas. Para colonizar os asteroides você precisará jogar fora um transformador gaia. No caso dos protoplanetas são necessários três passos de terratransformação. Colonizar protoplanetas dá 6 pontos de vitória. 


Mas, como o próprio nome sugere, as principais modificações estão nas quatro naves perdidas. Elas estão representadas no mapa em um dos espaços de um hexágono e possuem um tabuleiro próprio. Cada jogador iniciará o jogo com 3 naves exploradoras (2 com 2 jogadores), que poderão ser utilizadas para ter acesso às naves perdidas. Para fazer isso você precisará conseguir chegar na nave perdida a partir de uma das suas construções, tal como ocorre para construir uma nova mina. O custo normalmente é de 5 pontos de vitória, mas há algumas raças com alterações. Uma vez que a sua nave exploradora estiver na nave perdida, você terá algumas opções:



- Ações especiais: Cada nave possui 3 ações especiais, elas possuem diferentes custos e benefícios. Só podem ser usadas por quem tiver explorado e apenas uma vez por turno, tal como as ações especiais normais. As ações do básico que consumiam QICs (cubos verdes) foram colocadas nas naves perdidas, elas não podem ser livremente utilizadas como no jogo básico. As ações que já existiam que consumiam energia não foram alteradas. 


- Federação: Existem 8 novas peças de federação, elas são melhores que as já existentes. Cada nave perdida terá uma delas. Ao formar uma federação, você poderá pegar a peça de federação de uma nave perdida que você tenha explorado. 


- Tecnologia: Existem 3 tecnologias básicas novas. No início do jogo, você deve misturá-las com as do jogo básico e distribuir no tabuleiro de tecnologia normalmente. As que sobrarem devem ser colocadas nas 3 naves indicadas. Ao ganhar uma tecnologia você poderá escolher uma que esteja em uma nave que você explorou. Ao fazer isso você poderá subir em qualquer trilha tecnológica. 


- Artefato: Na preparação uma das naves receberá 4 peças de artefato entre 13 possíveis. Os jogadores que tiverem explorado essa nave poderão fazer a ação de investigar um artefato. Pague 6 pastilhas de poder e pegue um dos disponíveis. Esse gerará recursos e pontos de vitória. 


A expansão ainda conta com 4 raças novas, duas de cada tipo de planeta novo, com mecânicas bem diferentes. Também vem com mais bônus de rodada, pontuação de rodada, pontuação de final de jogo e tecnologias avançadas que proporcionarão novas sinergias, principalmente envolvendo os novos elementos. 



Por fim não poderia deixar de ressaltar que Lantids, Gleens e Xenos receberam mudanças para ficar mais fortes. 


Eu fiquei com a impressão que essa expansão vai agradar quem já jogou bastante o jogo base. Não tem nada de muito disruptivo, nem nada absurdamente fantástico, mas acredito que todas as novidades serão vistas como positivas. Para jogadores iniciantes a expansão não me parece adequada. O jogo base já tem muito com o que pensar. Você acha que essa expansão é para você? 



_______________________





Vou lançar o meu primeiro livro, Tramas do Tempo. O lançamento será dia 23 de Maio, 5a, das 18h às 21h, na Editora Multifoco (Av. Mem de Sá, 126, Lapa),  mas a pré-venda já começou



Também está disponível no Kindle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário