quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Castell é uma delicinha

 

Castell (Aaron Vanderbeek, 2018)


Estamos na Catalunha, somos organizadores de um grupo de “castell”, ou seja, de pirâmides humanas. Precisaremos recrutar integrantes, treinar e nos apresentar nos festivais para sermos reconhecidos como os melhores. Eu gostei muito deste tema, achei original e cativante.


Trata-se de um euro médio. A partida possui 10 turnos. Na sua vez você poderá fazer até 4 ações em qualquer ordem, mas sem repetir nenhuma. São elas:

- Mover: o mapa possui 7 regiões e o seu grupo vai começar em uma delas. Com essa ação você poderá se mover para uma região adjacente.

- Recrutar: Cada região possui um determinado número de integrantes. Você poderá recrutar quaisquer dois deles.

- Treinar: Cada região possui uma das quatro técnicas que o seu grupo poderá avançar. Cada técnica permite que você construa a sua pirâmide de forma diferente. Assim, se promove uma assimetria construída ao longo do jogo.

- Ação especial: essa é uma ação flexível que possui três efeitos possíveis: mover novamente; recrutar mais um integrante; ao fazer uma apresentação, o que significa completar um dos dois objetivos relacionados a cada região.


No final de cada rodada, a partir da 3ª, haverá um festival em uma ou duas regiões. Só vai competir quem estiver lá. Para performar bem no festival, você terá que fazer uma pirâmide alta e com integrantes de determinado tipo.


Castell me agradou bastante. Muitas formas interessantes de se fazer pontos, assimetria construída, interação entre jogadores na medida e pouca aleatoriedade fizeram com que eu queira jogá-lo mais vezes. Recomendo para quem curte um euro médio.

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O Romir fez um excelente vídeo sobre as regras do Dino Escape, dá uma olhada! 



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