Castell (Aaron Vanderbeek, 2018)
Estamos na Catalunha, somos organizadores de um grupo de “castell”,
ou seja, de pirâmides humanas. Precisaremos recrutar integrantes, treinar e nos
apresentar nos festivais para sermos reconhecidos como os melhores. Eu gostei muito
deste tema, achei original e cativante.
Trata-se de um euro médio. A partida possui 10 turnos. Na
sua vez você poderá fazer até 4 ações em qualquer ordem, mas sem repetir
nenhuma. São elas:
- Mover: o mapa possui 7 regiões e o seu grupo vai começar
em uma delas. Com essa ação você poderá se mover para uma região adjacente.
- Recrutar: Cada região possui um determinado número de integrantes.
Você poderá recrutar quaisquer dois deles.
- Treinar: Cada região possui uma das quatro técnicas que o
seu grupo poderá avançar. Cada técnica permite que você construa a sua pirâmide
de forma diferente. Assim, se promove uma assimetria construída ao longo do
jogo.
- Ação especial: essa é uma ação flexível que possui três efeitos
possíveis: mover novamente; recrutar mais um integrante; ao fazer uma
apresentação, o que significa completar um dos dois objetivos relacionados a
cada região.
No final de cada rodada, a partir da 3ª, haverá um festival
em uma ou duas regiões. Só vai competir quem estiver lá. Para performar bem no
festival, você terá que fazer uma pirâmide alta e com integrantes de
determinado tipo.
Castell me agradou bastante. Muitas formas interessantes de
se fazer pontos, assimetria construída, interação entre jogadores na medida e
pouca aleatoriedade fizeram com que eu queira jogá-lo mais vezes. Recomendo
para quem curte um euro médio.
_________________________________
O Romir fez um excelente vídeo sobre as regras do Dino Escape, dá uma olhada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário