sábado, 18 de maio de 2024

The Sixth Realm: a complexidade a partir da simplicidade


The Sixth Realm (Matthew Dunstan, Seth Jaffee e Drake Villareal, 2025)


Em tese há um tema, inclusive faz parte do mesmo universo do Merchant Cove, mas é de tal forma irrelevante que passarei direto para as mecânicas. 


Ao contrário do seu antecessor, The Sixth Realm é um euro médio-pesado baseado na construção de motor e na seleção de ações. Ele tem 3 eras, em cada uma teremos 6 rodadas convencionais e uma um pouco diferente. Há um rondel com 6 casas, cada uma relacionada a uma guilda. No centro do rondel há uma seta, que estará apontada em cada turno para uma das guildas (e girando no sentido horário no final do turno). Assim os jogadores irão escolher em cada turno uma ação. Se for a ação relacionada a guilda para qual a seta está apontando não é preciso pagar nada. Caso a escolha for das guildas imediatamente adjacentes é preciso pagar um recurso. As outras três guildas não ficam disponíveis. Os efeitos das ações são bem simples. Você ganhará recursos, ganhará mais pontos de ação para determinada guilda, avançará em trilhas, pegará elementos para o seu motor e habilitará pontuações de final de jogo.  


As trilhas merecem destaque. A reputação fará com que você atraia meeples, que lhe darão possibilidades de ações extras de acordo com a máquina que você montou. A trilha da rainha faz com que você estabeleça uma pontuação de final de jogo para todos os jogadores. Além disso, quem estiver mais avançado nesta trilha escolherá para onde a seta apontará na sétima rodada de cada era. 


Eu gostei deste jogo. A simplicidade das ações engana, faz parecer que se trata de um algo medíocre. Mas a realidade é justamente a oposta. Existem várias possibilidades de sinergias a serem aproveitadas e isso ganhou o meu coração. Quero jogar mais vezes, recomendo que conheçam. O jogo obteve uma muito bem sucedida campanha no kickstarter. Não vi nenhuma anúncio nem tenho qualquer informação, mas eu considero possível que a Mosaico traga. Vamos ver. 


Algum jogo te passou essa mesma sensação de falsa simplicidade? 


_______________________




Vou lançar o meu primeiro livro, Tramas do Tempo dia 23 de Maio, 5a, das 18h às 21h, na Editora Multifoco (Av. Mem de Sá, 126, Lapa), mas a pré-venda já começou


Também está disponível no Kindle.


Nenhum comentário:

Postar um comentário