terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Cryo e o 1º jogador

 

Cryo

(Tom Jolly, Luke Laurie, 2021)

[a pandemia não acabou, se cuida]

A nossa nave colonial foi sabotada e caímos em um planeta congelado. Lideraremos uma das facções que se formaram depois da queda. Precisaremos ser rápidos para ocupar as cavernas subterrâneas pois quem estiver na superfície quando a noite chegar irá congelar. Gostei do tema.


Trata-se de um euro leve-médio baseado na alocação de trabalhadores e construção de motor. No seu turno você poderá fazer uma entre duas opções: enviar um dos seus 3 drones-trabalhadores; ou retornar com todos os drones e acionar a sua plataforma. Ao acionar os drones você poderá: recolher recursos; melhorar a sua plataforma; recolher cilindros criogênicos da sua facção; ou guiar um dos seus veículos para levar cilindros recolhidos para as cavernas. Acionar a plataforma permitirá que você ganhe ou transforme recursos. O jogo termina depois de um determinado acionamento de plataformas. Os jogadores pontuaram principalmente pelos cilindros salvos e por um sistema de controle de área nas cavernas.


O jogo possui mais um elemento bem interessante. Por meio de ações você ganho a direito de comprar e baixar cartas. Elas têm múltiplos usos, podem ser usadas como veículo, melhoria, virar uma missão secreta para o final do jogo ou ainda ser jogada fora com uma ação livre para gerar determinado recurso.


Gostei de Cryo, a construção de motor realmente me cativou. Recomendo para quem procura um euro de entrada. O ponto baixo para mim é a vantagem que o 1º jogador. Não sei se faltou malandragem, mas na minha partida todos usavam todos os trabalhadores e depois retornavam com eles. Isso fez com que o 1º jogador sempre tivesse mais opções de ação que os demais. Esse equilíbrio fino entre as posições dos jogadores é algo que sempre chama a minha atenção. Você conhece algum jogo onde isso é muito mal feito?

 

Curtiu? Segue aí:

https://www.instagram.com/eduardo_boardgame/

https://www.facebook.com/eduardoboardgame/

https://eduardoboardgame.blogspot.com/

https://www.ludopedia.com.br/canal/EduardoBoardgame

E compre Dino Escape!

https://tgmeditora.com.br/produto/dino-escape/


Nenhum comentário:

Postar um comentário