Oak (Wim Goossens, 2022)
Lideremos ordens de druidas. Caminhamos de longe até o
Grande Carvalho que fica no meio da floresta. Precisaremos cultuar a natureza,
conseguir aliados, construir artefatos e estudar muito para sermos escolhidos
pelo espírito dessa majestosa árvore e recebermos os seus conhecimentos.
É um euro médio pesado, baseado na alocação (e gestão) de
trabalhadores e na construção de motor. Você começa o jogo com 3 druidas
(trabalhadores) no seu tabuleiro pessoal e 6 na base do carvalho que fica no
tabuleiro principal. Os druidas que estão no tabuleiro pessoal poderão ser
usados para ações. Existem locais de ação exclusivos no tabuleiro pessoal e nos
artefatos que você tiver construído. Eles também poderão ser utilizados em
conjunto com uma carta de ação. Você começa com 3 cartas mas pode conseguir
mais. Cada carta está associada a um dos três templos. Ao utilizá-la você poderá
enviar um dos druidas do seu tabuleiro pessoal para um dos 3 espaços de ação do
referido templo. Cada espaço provoca um efeito diferente, e espaços já
utilizados querem um custo a mais. Há ainda um uso alternativo para as cartas.
Elas podem fazer com que um dos druidas no pé do carvalho suba em um dos galhos
ou avance nele. Existem 3 galhos que se bifurcam. Eles levam até locais que dão
pontos por determinada coisa que você fez. Por fim, depois que você tiver usado
os druidas e cartas que você puder e desejar, você ainda poderá utilizar os
druidas que permaneceram no pé do carvalho. Na sua vez, você moverá um deles
para pegar um dos recursos que estão disponíveis no tabuleiro e não são muitos.
A construção do motor desse jogo possui muitas facetas. Você pode: recrutar aliados que lhe darão um poder permanente; comprar mais cartas de ação, que lhe darão ações mais baratas e a possibilidade de repetir um templo; construir artefatos que vem com espaços para uma ação específica; melhorar seus trabalhadores, fazendo com que eles fiquem mais poderosos; avançar nos galhos do carvalho para conseguir pontuações específicas. É um excelente quebra cabeça tentar maximizar tudo isso.
Que jogo de alocação de trabalhadores você gosta por trazer
uma inovação para essa mecânica?
Nenhum comentário:
Postar um comentário