sexta-feira, 24 de março de 2023

Scholars of the South Tigris seguindo a tradição

 


Scholars of the South Tigris (S J Macdonald e Shem Phillips, 2023)


Mais uma vez estamos na Mesopotâmia, mais especificamente no Califado Abássida do século IX. Agora nossa missão é montar grandes bibliotecas.  Precisaremos coletar textos de várias partes do mundo, contratar tradutores e assim produzir as versões em árabe. Eu gostei bastante da temática e da forma que ela é explorada.

 


É um euro médio pesado, provavelmente o mais pesado da dupla neozelandesa. O jogo utiliza a construção de sacola com dados. No início de cada ciclo você pegará um determinado número deles e rolará. A principio você terá muitos dados brancos, mas ao longo do jogo é possível ganhar dados coloridos. Na sua vez você fará uma ação que envolve três escolhas. Primeiro você precisará escolher uma carta. Cada carta determina que tipo de renda você ganhará no final do ciclo. A carta deve ser colocar em algum dos espaços vazios do seu tabuleiro pessoal. 4 desses espaços provocam uma ação específica, um 5º permite escolher entre duas ações e ainda é possível desbloquear ainda um 6º espaço. A terceira decisão que o jogador deverá fazer é escolher quais dados serão utilizados nela. O valor e a cor dos dados influenciam nos efeitos das ações. Há a possibilidade de juntar dados de duas cores primárias para fazer uma ação de cor secundária. Exemplo: Um dado 3 amarelo e um 4 vermelho podem ser utilizados para fazer uma ação 7 laranja. Pode-se ainda utilizar recursos (trabalhadores) para se manipular o valor e a cor dos dados. Caso você não possa ou não queira fazer ações, você poderá encerrar o ciclo, recolhendo as cartas, sorteando novos dados e ganhando a renda de acordo com as cartas colocadas.

 


Eu achei Scholars of the South Tigris um jogo interessante. O processo de decisão de cada ação é bem profundo. A construção do motor via construção de bolsa e avanço em 6 trilhas tecnológicas também é bem legal. Para quem não gosta de aleatoriedade em jogos deste tipo (como eu) deverá se incomodar não apenas com o rolamento dos dados, mas também com o sorteio de algumas cartas. Quem estiver acostumado com os jogos da linha Reino Ocidental e Sul do Tigris e quiser algo um pouco mais pesado deverá gostar deste título.

_________________________________

 




Começaram a sair as artes de Pantanal. Curtiu? Entra na página e coloca “Quero”.

https://ludopedia.com.br/jogo/pantanal 


Nenhum comentário:

Postar um comentário