quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Vasco da Gama - Resenha Rápida

 

Estamos na costa oriental da África, no final do século XV. Navegaremos pelo Oceano Índico para chegar na Índia, tal como feito por Vasco da Gama. Precisaremos de bons navios, uma tripulação bem treinada e capitães habilidosos para chegar lá. 


Trata-se de um euro médio baseado na alocação de trabalhadores, que foi implementada de forma bem original. No início do turno há um “valor de referência”, que será modificado por uma carta depois que os trabalhadores forem alocados. Ao alocar o trabalhador em uma das 4 ações possíveis você precisará colocar uma das peças disponíveis com valor que varia de 1 a 20. Depois que todos os trabalhadores forem alocados e a variação do valor de referência é revelada, começa a resolução das ações. A ordem da resolução é de acordo com o valor colocado sobre os trabalhadores, do menor para o maior. Contudo para números menores que o valor de referência é preciso pagar para usar a ação, 1 moeda por cada número de diferença. 



Os trabalhadores com valor igual ou maior que o número de referência trabalham de graça. As ações te dão recursos, poderes ou permitem que você use os recursos para lançar navios na empreitada que é o que dá pontos de vitória. 

Achei um jogo interessante. Gosto quando encontro algo original. Como jogador não aprecio a aleatoriedade envolvida, mas acho que ela se enquadra bem na proposta do jogo. Para quem gosta de euros leve-médios, pode ser uma boa pedida. 


Foi publicado pela What’s Your Game, mas não se assemelha a outros médio-pesados da editora, como Nippon, Vinhos ou Madeira. Não foi publicado no Brasil, e creio que nunca será. Salvo exista nova impressão internacional, o que eu não acredito que aconteça. 

Do mesmo autor, eu gosto mais do Ethnos.


Curtiu? Segue aí:

https://www.instagram.com/eduardo_boardgame/

https://www.facebook.com/eduardoboardgame/

https://eduardoboardgame.blogspot.com/

https://www.ludopedia.com.br/canal/EduardoBoardgame


Nenhum comentário:

Postar um comentário