sábado, 6 de novembro de 2021

Divide et Impera e o controle de área

 

D.E.I.: Divide et Impera (2022)

Tommaso Battista

[a pandemia não acabou, se cuida]

O mundo sucumbiu em uma nova Era do Gelo, fazendo com que a maioria morra e o restante lute pela sobrevivência. Somos heróis e lideraremos um grupo de sobreviventes que precisará recolher recursos, se aprimorar e controlar postos de controle.


DEI é um euro médio, talvez médio pesado, baseado na construção de baralho e controle de área. O jogo tem 4 eras, 3 rodadas por era. Em cada rodada cada pessoa jogará 2 cartas. As cartas têm efeitos como colocar novas unidades, mover unidades, recolher recursos e construir prédios. Pode-se ainda ativer um dos 4 drones neutros que possuem utilidade específica. Também é possível comprar uma nova carta (com efeitos melhores), desde que pague os recursos e preencha os requisitos. Ao fazer isso, você precisará descartar uma das que você já tinha, o que faz com que você sempre tenha 8 cartas. Gostei desta dinâmica. Os pontos de vitória vêm principalmente da pontuação de final de era (cumprimento de missões)  e de final de jogo.


A assimetria também é um ponto interessantes. Começamos um herói com poder específico (fiquei na dúvida sobre o equilíbrio deles) e com um baralho único. 7 cartas iniciais possuem variações sobre o mesmo tema e a 8ª é a ativação de um dos 4 drones. Durante o jogo a assimetria pode aumentar, cada um tem 3 poderes que podem ser destravados caso se consigo o controle de 2 postos de determinada cor. Esses poderes variam a cada jogo e montar uma estratégia a partir deles parece bem instigante.


O jogo foi financiado com louvor por Kickstarter e segue o padrão de miniaturas lindas. O tabuleiro em 3 dimensões também chama atenção, ainda mais porque os desníveis são aproveitados pela mecânica do jogo. O fato do Tommaso Battista ser um dos autores do Barrage deve ter ajudado.


Eu gostei de Divide et Impera. Ele tem uma boa dose de estratégia apesar de ser bem focado na tática. Existem questões intrínsecas ao controle de área que não me agradam muito, como a altíssima interação entre jogadores, mas é ele cumpre o que se propõe. Eu sei que é um sentimento bem particular, mas meu descontentamento com essa mecânica se dá por conta de eu sempre ficar com a impressão que o desempenho do jogador ser mais decorrente das pressões ou ataques que ele sofreu do que das decisões que o próprio tomou. Você gosta de controle de área? Quais são seus jogos favoritos com essa mecânica?

 

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