Imperial Steam
(Alexander Huemer, 2021)
[a pandemia não
acabou, se cuida]
Somos empresários durante a
industrialização da Áustria e de outros países vizinhos. Precisaremos contratar
trabalhadores, construir linhas de trem, erguer fábricas e suprir demandas
urbanas, para sermos o mais rico no final. Esse tema realmente não me atrai,
mas fiquei animado ao descobrir que o autor também fez Lignum.
Imperial Steam é um jogo
econômico médio-pesado de seleção de ações e construção de rede. Ele tem até 8
turnos, neles o número de ação é crescente e varia de 2 a 5. Existem 11 ações
disponíveis, você só pode repetir uma ação gastando prestígio, que é um
recurso. Alguns efeitos são: construir ferrovias; erguer fábricas; recolher
recursos das suas fábricas; comprar locomotivas; adquirir contratos; doar
dinheiro para ganhar prestígio; contratar trabalhadores nas cidades que você
tem prestígio suficiente; levar um recurso até um cidade que esteja o
demandando.
Um dos pontos que eu mais gostei
foi a gestão de trabalhadores. Você precisará exaurir trabalhadores para
construir ferrovias e renunciar a um deles para abrir uma fábrica. Contudo,
trabalhadores não utilizados no turno aumentam a sua força, ficando mais
eficientes nos turnos seguintes. É uma mecânica bem simples, mas traz
consequências bem intrigantes.
A gestão dos trens também é muito
legal. Os vagões podem ser utilizados como estoque de mercadorias, convertidos
para passageiros que lhe darão renda todo turno ou ainda comprometidos com
contratos que poderão dar uma boa pontuação de final de partida.
Outra caraterística que me
agradou foram as ferroviais. A construção delas sempre começa em Viena. À
medida que foi amplia a sua rede você terá acesso a novas cidades, cada uma com
oportunidades particulares, como demanda por produtos ou locais para a fábricas.
Pensar nessa rede montar essa cadeia de oportunidades é muito satisfatório.
Um ponto menos prazeroso é a
punitividade do jogo. Se você calcular mau, você poderá ficar descapitalizado e
voltar para a corrida por dinheiro pode ser difícil ainda mais se as outras
pessoas ficarem te cortando. Pode gerar uma sensação de como se estivesse
fazendo a maior força para correr, mas o chão é de gelo e você não sai do
lugar.
Outro ponto baixo pode ser apenas
impressão de primeira partida, mas a pontuação por chegar em Trieste (que
inclusive antecipa o fim do jogo) me pareceu desproporcionalmente grande.
Talvez com jogadores experientes isso se dilua.
Eu gostei muito de Imperial
Steam, provavelmente aparecerá na minha lista de melhores do ano. Ele tem peso
e interação que eu procuro, além de sorte zero. Ele poderá, contudo, desagradar
aqueles que ficam muito incomodados com jogos punitivos. Você procura ou foge
desse tipo de jogo?
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