Weather Machine
(Vital Lacerda, 2022)
[a pandemia não
acabou, se cuida]
O Professor Sêni Lativ desenvolveu uma máquina para controla
o clima em todo mundo, evitando assim desastres naturais como furacões,
enchentes e secas. Para surpresa de ninguém, o projeto é um fracasso. Sempre que
usada a máquina provoca problemas em outros locais. Somos cientistas, fomos
contratados pelo governo para concertar esse mecanismo.
O tema atraiu a minha intenção, mas não achei que ele foi
bem explorado. Pareceu-me um jogo bem abstrato no qual manipulamos peças de
cores distintas para montar combos.
Mecanicamente é um euro pesado, bem fiel ao estilo do autor,
baseado na seleção de ações. Você possui apenas um trabalhador que deverá ser
colocado em cada turno em uma das quatro localizações. Uma delas é para a
compra de recursos e aumento de estoque. As demais têm duas ações associadas a
elas. Temos assim 6 ações possíveis (além da compra de recursos) sendo que 2
delas não estão disponíveis até o meio do jogo. Tematicamente os locais representam
a ajuda dos governos, a máquina do Lativ e a nossa máquina. Cada local possui
uma dinâmica própria de gastos e ganhos. A presença dos outros trabalhadores
também tem um pequeno efeito, bem como o Meeple do cientista (que lembra um
pouco a Sandra do Kanbam). Sua tarefa será é maximizar essas interações.
Um ponto que eu gostei bastante foi os objetivos pessoais.
Você inicia com 9 possíveis objetivos aleatórios, cada 3 são relacionados a uma
das localidades. Ao longo do jogo você poderá receber um recurso que te permite
ativar um objetivo que lhe dará pontos no final de jogo (e um pequeno ganho
imediato em recursos). Esses objetivos fazem com que você tenha que ter uma estratégia
de longo prazo que mudará a cada partida.
O jogo pode ser punitivo se você errar nos cálculos. Caso
você fique sem recursos (incluindo aí o recurso que você precisa para comprar
coisas), você provavelmente ficará alguns turnos se recuperando o que provavelmente
lhe tirará da disputa pela vitória.
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